Lições à Nicodemos sobre o Reino de Deus

30/07/2010 09:06

Tema: Lições à Nicodemos sobre o Reino de Deus

Texto: João 3:1-8

Introdução: Nicodemos era Chefe do Sinédrio. O Sinédrio era um Tribunal Religioso dos Judeus constituídos por Professores da Lei, Sumos Sacerdotes e composto por 71 pessoas contando com presidente. Nicodemos era um Religioso extremamente conhecedor da Lei Mosaica e dos costumes Judaicos

Ele vai até Jesus à noite para dialogar com Jesus e aquele mestre religioso recebe Três ensinamentos a cerca do Reino de Deus.

1º v.2 “.Mestre, ..bem sabemos....” (Não basta saber)

Foco: RENÚNCIA

Assim que Nicodemos inicia seu dialogo com o Mestre enfatizando a certeza de acreditar que as obras que estavam sendo realizadas por Jesus vinham de Deus. Nicodemos declara: Mestre,  bem sabemos.....Em seguida Jesus ensina que para entrar no Reino de Deus, não basta apenas saber, e certamente Nicodemos por ser chefe do Sinédrio era alguém que sabia muito sobre a Lei, mas para entrar no Reino de Deus era preciso que todo homem passe pelo Novo Nascimento.

O que é o Novo Nascimento?  v.3 Jesus diz: Aquele que não Nascer de Novo. Novo(grego) = Anõthen = de cima, ou seja, todo homem tem que receber o ensino que vem de cima, e isto é, receber a Cristo.  E aquele que recebe os ensinos de Cristo passarão por uma Mudança Radical no Coração.

É por isso que os ensinos de Jesus no sermão da montanha capítulos 5, 6 e 7 confrontam o caráter de muitos cristãos ainda.

 

Mateus 10 : 39  “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á” ; Ver vers. 40;

 

O Novo Nascimento trás:

           

·         Mudança Radical do Coração.

·         Renovação Interior;

 

Note: Uma crença Baseada em Milagres, não é adequada, pois deixa o âmago da personalidade humana INTÀTIL.

 

2º v.5 Nascer da Água e do Espírito

Foco: BATISMOS

 

·         Nascer da Água refere-se à Palavra Ef 5 26. A Palavra de Deus é poderosa para nos limpar. João Batista batizava nas águas pregando o Batismo do Arrependimento. A Palavra de Deus remete o homem a perceber o seu estado verdadeiro que esta vivendo, se longe ou perto de Deus, e ela tem o poder para penetrar o interior do homem e renovar sua mente (Romanos 12 : 2)

 

·         Nascer do Espírito refere-se a uma experiência interior, no espírito, e isso só pode acontecer pela compreensão do Espírito de Deus. – Atos 1:8. Aquele que nasce do Espírito tem sua vida norteada por Ele e vive uma vida cristã no Poder, na Ousadia, Coragem e Fé.

(Salmo 62:11). “Uma vez falou Deus, duas vezes o ouvi: que o poder pertence a Deus”

 

O cristão que passa pela experiência do Arrependimento e de viver uma vida revestida de Poder terá facilidade de compreender o terceiro ensino de Jesus a Nicodemos.

 

3º V.8 “... vento sopra onde quer”

Foco: DISPOSIÇÃO

Para todos que querem SERVIR e ANDAR com o Senhor precisa haver disposição.

·         Isso foi o que Jonas não teve, quando Deus o manda para Nínive, ele se levanta e vai para Tarsis.

·          O Apostolo Paulo, Neemias, Davi  e outros tiveram muita disposição para servir.

Note: nos dias de hoje infelizmente há tantos cristãos sem nenhuma disposição para servir a Deus. Parece que muitos estão recebendo a Cristo apenas como Salvador mais não como Senhor. Temos visto nos dias de hoje muitos pastores feridos pelo próprio rebanho que não estão com a disposição de unir se ao seu líder para realizar a obra (Não estamos aqui falando de aceitar um autoritarismo dos líderes) mas, de aceitar a caminhar junto, atendendo as convocações para a oração, jejum, discipulado, e até repreensão.

Veja: Cada dia o vento sopra numa direção, o vento está sujeito as leis da terra e de Deus. Jesus disse que todo é aquele que é nascido do Espírito, sabe ouvir e obedecer a voz de Deus e fazer o que Ele manda. Deus deseja mais que você seja do que você tenha.

 

Como esta o seu coração, você tem desejado mais ser ou ter?

 

CONCLUSÃO: E você? Qual é sua decisão? Não basta apenas saber de tudo o que Deus é e quer, etc, como Nicodemos sabia. E por sinal ele conhecia muito sobre a Lei e costumes judaicos, e com certeza era apto para ensinar a muitos, mas tudo isso não é suficiente se não aprender e praticar os ensinos de Jesus. Nascer de Novo; Arrepender-se passando pelo Batismo e buscando o Espírito Santo e Disposição para servir ao Senhor.

Tiago 1:23  Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;

Pastor Fabio Rebonatti

Igreja Batista Independente

Água Doce do Norte, ES

 


Igreja Batista Independente em Água Doce do Norte-ES